Clube

Fundado em 03 de Fevereiro de 1928
Fundadores: Dante Setti,
Vicente Ragghianti, Itagiba de Almeida e Nerino Colli
Alcunhas: Bernô, Esporte, O Verdadeiro, Vovô do ABC

Mascote: Cão São Bernardo

Cores: Preto e branco

Sede: Rua Francisco Prestes Maia, 10 - Centro / CEP: 09770-030

Filiado à Federação Paulista de Futebol

Presidente: Felipe Cheidde
Vice-Presidente: Manoel de Lima
2º Vice-Presidente: Gigio Sareto
Diretor de Futebol: Waldemar Loureiro Filho

Escudo


O escudo do Esporte Clube São Bernardo tem o formato Medieval com 4 listras pretas verticais, interrompidas por espaços em branco, seccionadas por uma figura ovóide, onde estão as inicias "ECSB" em tamanho que acompanham sua forma. Na década de 80, ganhou duas alianças entrelaçadas em cima, após o clube absorver o Aliança Clube. Esta pequena alteração foi abandona no início dos anos 90.




Mascote


O mascote do Esporte Clube São Bernardo é um cão da raça São Bernardo, uma forma de homenagear a cidade de São Bernardo do Campo. O Mascote foi criado pelo cartunista sambernardense Juarez Corrêa, e foi citado pela Revista Placar, na edição "500 Maiores Clubes do Brasil" como um dos mais originais. Plagiado pelo rival Palestra quando este alterou seu nome e suas cores, o simpático cãozinho é único entre os clubes do Brasil, além de ser pioneiro.

Bandeira


 A bandeira do Esporte Clube São Bernardo é de formato retangular, com fundo na cor branca, ao centro possui o símbolo do clube e o nome acima dele em forma de arco.