Estádios

Lance do jogo entre EC São Bernardo e CA Ypiranga.
Ao fundo, arquibancada lotada do Estádio Ítalo Setti.



O Esporte Clube São Bernardo teve como principal palco o Estádio Ítalo Setti, localizado no quarteirão formado atualmente pelas Avenidas Faria Lima, Rua Francisco Prestes Maia e pela Rua Marechal Deodoro. O estádio foi erguido pelo próprio clube em terreno doado por seu maior benemérito, Ítalo Setti. Era o maior da região e o único com iluminação para jogos noturnos. Em 1963, o clube teve seu estádio desapropriado com a abertura da Avenida Brigadeiro Faria Lima, o que acabou no desativamento do departamento de futebol profissional do clube anos mais tarde

O Baetão, quando ainda se chamada
Estádio João de Lima. Foto da década de 80,
detalhe para o gramado, ainda natural.
No início dos anos 80, após a fusão com o Aliança Clube e a retomada do futebol profissional, o clube passou a se utilizar das dependências do Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, o popular Baetão, que na época se chamava Estádio João de Lima. O Baetão se tornou a casa do Bernô e uma de suas maiores armas nas competições que disputava, graças a proximidade das arquibancadas com o gramado. Foi nele que o clube por muito pouco não subiu à divisão de elite do futebol paulista.

Estádio Primeiro de Maio, popular
Vila Euclides. Década de 90.


Mais tarde, na década de 90, o clube passou a utilizar o Estádio Primeiro de Maio, popular Vila Euclides, até se licenciar novamente do futebol profissional, em 2002.





Em 2010, com a retomada do profissionalismo, o clube voltou à casa que o consagrou, o Estádio Baetão. Hoje, o estádio conta com inúmeras alterações estéticas e funcionais. Além de cadeiras cativas, nova iluminação e nova pintura, conta também com gramado sintético, substituindo o velho surrado gramado natural. O estádio faz parte do Centro Esportivo Prefeito Geraldo Faria Rodrigues, que contém ainda duas piscinas cobertas, o Ginásio Poliesportivo Paulo Cheidde e o Ginásio de Handebol Vitória Zanon.

Estádio Humberto Alencar Castelo Branco (Baetão)

Baetão hoje. Gramado Artificial, cadeiras cativas,
iluminação, pintura e nome novo.
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 901 - Baeta Neves
Inauguração: 13 de agosto de 1972
Capacidade: 6.315 pessoas (9.000 originalmente)
Primeiro jogo: Seleção de São Bernardo 1x2 São Paulo (misto)