3 de fev. de 2011

Esporte Clube São Bernardo completa 83 anos sonhando com a série A-3 em 2012

Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, o Esporte Clube São Bernardo completa 83 anos de história. Uma história com muitas glórias e conquistas.
Para comemorar as mais de oito décadas de vida, o clube espera apagar a má campanha realizada no Campeonato Paulista Série B do ano passado e repetir grandes campanhas de outrora para conseguir o acesso à Série A-3.

Para isso, o clube promete montar um time forte e experiente para o campeonato. A brilhante campanha realizada no Campeonato Paulista Sub20 - 2ª Divisão do ano passado, chegando em 3º lugar de um total de 45 equipes, possibilitou o ascenso de muitos jogadores ao profissional, além de abrir as portas do clube para novas parcerias e para a transferência de jogadores à equipes de divisões acima. Um exemplo disso, é o goleiro Leandro, um dos destaques do ano passado no profissional, foi transferido para o Imbituba, equipe da Primeira Divisão Catarinense.

A grande inspiração para o acesso à Série A-3, vem da maior campanha já realizada pelo clube em campeonatos paulistas, em 1986, na Divisão Intermediária (atual Série A-2). Neste ano, o Bernô ficou na 3º colocação, atrás somente de Bandeirante (campeão) e Noroeste. Foram ao todo 41 jogos, com a incrível marca de 23 vitórias, 8 empates e apenas 10 derrotas. Neste campeonato, apenas os dois primeiros colocados subiam à Primeira Divisão.

Contratações e novo parceiro

O torcedor alvinegro pode esperar boas surpresas do time este ano. Segundo o Técnico Passarelli, que comandará a equipe profissional, ótimas contratações estão sendo feitas para fechar o elenco. Jogadores técnicos e experientes que atuam, ou atuaram, em grandes clubes de São Paulo, estão prestes a integrar o elenco do Bernô, restando apenas acertar a parte burocrática do negócio. Também está chegando ao clube, uma nova comissão técnica, experiente e muito vitoriosa, que já trabalhou com Passarelli em outras ocasiões. Compõem a comissão: Paulo, preparador físico, Alessandro da Conceição, fisiologista, e os fisioterapeutas Ivan Matavelli e Ronaldo Genaro, além dos auxiliares técnicos Giuseppe Lettieri e José Roberto Prado, que já estavam no clube desde o ano passado.
 Além das contratações, Passarelli também mencionou sobre o novo parceiro que está muito perto do acerto com o Bernô. Segundo ele, é um grande parceiro que trará muitos benefícios ao clube, tanto estruturalmente quanto financeiramente.
O nome dos jogadores contratados e do novo parceiro serão divulgados em breve.

História resumida
 

O Esporte Clube São Bernardo foi fundado em 3 de fevereiro de 1928 por Dante Setti, Vicente Ragghianti, Itagiba de Almeida e Nerino Colli. Jovens "batateiros" que sonhavam em ver a cidade de São Bernardo sendo representada grandiosamente no esporte. Não demorou muito, e logo o "Esporte", como é chamado carinhosamente, tornou-se paixão dos sambernardenses e simpatizantes do futebol da região.
Por muitos anos, possuiu o estádio mais moderno do ABC, o Estádio Ítalo Setti, cujo nome veio do maior benemérito do clube, Sr. Ítalo Setti, responsável pela doação do terreno a que foi construído o estádio. O estádio foi o primeiro da região a possuir iluminação para jogos noturnos, melhoria essa, que, somente décadas depois, chegaram aos estádios das cidades vizinhas. Mais tarde, em 1963, o clube perdeu seu maior patrimônio em prol do progresso da cidade, o estádio foi desapropriado pela prefeitura para a construção das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Francisco Prestes Maia.
Desde o início, fez jus ao nome "Esporte Clube". Construiu a primeira quadra poliesportiva da cidade e implantou o futebol de salão, o basquete e o vôlei na cidade. Possuiu durante anos o maior contingente de praticantes de basquete do país, com cerca 130 atletas. Além de conquistar títulos de grande expressão em Atletismo e Futebol, além dos esportes acima citados.
Foi pioneiro na profissionalização do futebol, filiou-se à Federação Paulista de Futebol em 1949.
Bateu na trave por diversas vezes na tentativa de ascenso à elite do futebol paulista, como em 1986, onde o clube terminou como 3º colocado em um campeonato que só subiam os 2 melhores.

Assessoria de Imprensa EC São Bernardo

Um comentário:

ABC PAULISTA F.C. disse...

Parabéns ao vovô do ABC, espero que realmente o time passe pra A-3 em 2012.